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segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Português - O novo acordo Ortográfico


            O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 é um tratado internacional que tem por objetivo criar uma ortografia unifica, a ser usada por todos os países de língua oficial portuguesa.
            Países que assinaram o acordo: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste – que aderiu posteriormente. Promulgado no Brasil pelo Decreto n.6.583, de 29 de setembro de 2008.
            Essas mudanças na língua portuguesa afetam menos de 2% do português falado no Brasil. Portanto, não é difícil conhecê-las.
Problema :
As dificuldades das pessoas em aprender a utilizar as novas regras ortográficas
Vantagens e desvantagens do no acordo
VANTAGENS: A medida deve facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre os países que falam Português e ampliar a divulgação do idioma e da literatura portuguesa. Dentre os aspectos positivos apontados pela nova reforma ortográfica, destacam-se ainda:
 - redução dos custos de produção e adaptação de livros;
- facilitação na aprendizagem da língua pelos estrangeiros;
- simplificação de algumas regras ortográficas.
DESVANTAGENS: Todos que já possuem interiorizadas as normas gramaticais terão de aprender as novas regras;
- Surgimento de dúvidas;
- Adaptação de documentos e publicações.
A influência das modificações da língua portuguesa na sociedade
Com as mudanças ortográficas muitas empresas tiveram que fazer mudanças, como fazer novas propagandas e mudar catálogos. 
Regras:
Mudanças no alfabeto
O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser:
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S TU V W X Y Z
Utilizam-se as letras  k, y e w em siglas, símbolos, nomes próprios, palavras estrangeiras e seus derivados. Por exemplo:
·         Na escrita de símbolos de unidades de medida: km (quilômetro), kg (quilograma), W (watt);
·         Na escrita de palavras e nomes estrangeiros (e seus derivados): show, playboy, playground, kung fu, William, kaiser.
ACENTUAÇÃO:
1 .Trema (¨)
            Não se usa mais o trema (¨), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui.
Como era        Como fica
agüentar          aguentar
bilíngüe           bilíngue
cinqüenta        cinquenta
delinqüente     delinquente
lingüiça           linguiça
tranqüilo         tranquilo
Atenção: o trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas derivadas. Exemplos: Müller, mülleriano.
Acentuação gráfica
2.Ditongos abertos (éi, ói)
Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas e os monossílabos tônicos terminados em éis eói(s). Exemplos: papéis, herói, heróis, dói (verbo doer), sóis etc.
Como era        Como fica
colméia           colmeia
geléia              geleia
heróico            heroico
idéia                ideia
jibóia               jiboia
Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônico quando vierem depois de um ditongo.
Como era        Como fica
Baiúca             baiuca
bocaiúva         bocaiuva
cauíla                cauila
3. Hiatos
Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s).
Como era        Como fica
abençôo          abençoo
crêem (verbo crer)      creem
enjôo   enjoo
lêem (verbo ler)          leem
perdôo (verbo perdoar)          perdoo
vêem (verbo ver)        veem
4. Acento diferencial
Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, péla(s)/pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera.
Como era
Como fica
Ele pára o carro.
Ele para o carro.
Ele foi ao pólo Norte.
Ele foi ao polo Norte.
Ele gosta de jogar pólo.
Ele gosta de jogar polo.
Esse gato tem pêlos brancos.
Esse gato tem pelos brancos.
Comi uma pêra.
Comi uma pera.
Atenção:
- Permanece o acento diferencial em pôde/pode. Pôde é a forma do passado do verbo poder (pretérito perfeito do indicativo), na 3ª pessoa do singular. Pode é a forma do presente do indicativo, na 3ª pessoa do singular.
Exemplo: Ontem, ele não pôde sair mais cedo, mas hoje ele pode.

- Permanecem os acentos que diferenciam singular e plural dos verbos ter e vir, bem como de seus derivados (manter, deter, conter, reter, advir, convir, intervir, etc.).
Como era                                                  Como fica
O garoto tem vários carrinhos.          Os garotos têm vários carrinhos.
Aquela moça vem de curitiba.           Aquelas moças vêm de curitiba.
O professor mantém a ordem.           Os professores mantêm a ordem.
Ele intervém em todas as aulas.         Eles intervêm em todas as aulas.
Ele detém o poder.                             Eles detêm o poder.
- É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara. Veja este exemplo:
 Qual é a forma da fôrma do bolo?
5. Uso do hífen
Continua com o hífen
- Quando o prefixo estiver diante de palavra iniciada por h.
Anti-higiênico
Extra-humano
Semi-herbáceo
Sobre-humano
Super-homem
Mini-hotel

- Quando o prefixo termina por consoante e o elemento seguinte começa pela mesma consoante.
Hiper-realista
Inter-racial,
Inter-regional
Inter-relação
Super-realista
Super-resistente

- Depois do prefixo sub também se o elemento começar por r.
Sub-região
Sub-raça
- Quando o prefixo terminado em vogal e o segundo elemento da palavra começa pela mesma vogal.
Anti-ibérico
Anti-inflamatório
Anti-inflacionário
Arqui-inimigo
Micro-ondas,
Contra-ataque
Micro-orgânico,

- Com os prefixos circum e pan antes de palavra iniciada por m, n e vogal.
Circum-navegação
Pan-americano

- Sempre com os prefixos ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró, vice.
Além-mar
Além-fronteiras
Ex-marido
Ex-prefeito
Pós-graduação,
Pré-vestibular
Pré-história
Pró-desarmamento
Recém-nascido
Sem-terra
Vice-almirante

- Com sufixos de origem tupi-guarani.
Amoré-guaçu
Anajá-mirim
Capim-açu

- Para unir palavras combinadas ocasionalmente, formando encadeamentos vocabulares.
eixo rio-são Paulo
ponte rio-Niterói

- Em palavras cujos elementos mantém acento próprio.
ano-luz
azul-escuro
médico-cirurgião
conta-gotas
guarda-chuva
segunda-feira,
tenente-coronel


- Em palavras que designam espécies botânicas e zoológicas
couve-flor
bem-me-quer
erva-do-chá,
cobra-d’água

- Em topônimos iniciados por adjetivos grã e grão, por forma verbal ou cujos elementos sejam ligados por artigo.
Grã-Bretanha
Grão-Pará
Passa-Quatro
Baía de Todos-os-Santos

2. Sem o hífen

- Depois dos prefixos des- e in- em que o segundo elemento perdeu o h inicial.
Desumano
Desumidificar
Inábil
Inumano

- Entre o prefixo que termina em vogal e o elemento que começa com  s ou  r, duplicando-se essas consoantes.
Antirreligioso
Antissemita
Contrarregra
Infrassom
Microssistema
Ultrarromântico, ultrassonografia,


- Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de r ou s.
Autopeça
Geopolítica
Autoproteção
Semideus,
Microcomputador
Semicírculo
- Quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento.
Antiaéreo
Socioeconômico
Autoafirmação
Autoaprendizagem,
Autoescola
Contraindicação
Extraescolar,
Extraoficial,
Infraestrutura
Semiaberto

Obs.: o prefixo co aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por o.
Coobrigação
Coordenação
Cooperação

- Quando o prefixo termina em consoante e o segundo elemento começa por vogal ou consoante diferente.
Hiperacidez
Hiperativo
Superamigo
Superexigente
Superinteressante,
Superproteção
Intermunicipal
Hipermercado

- Em palavras que perderam, de certa forma, a noção de composição.
Mandachuva
Paraquedas
Pontapé
Girassol

- Em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais.
Cão de guarda
Fim de semana
Café com leite
Pão de mel, sala de jantar, cartão de visita,
Cor de vinho, à vontade, abaixo de, acerca de
Exceções consagradas pelo uso:
 água-de-colônia,
arco-da-velha
 cor-de-rosa
 mais-que-perfeito,
pé-de-meia
ao-deus-dará, à queima-roupa.




Alunos: Mirela Luíza / Phelype Ewerton

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