Páginas

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Geografia - Hidrografia (Foco principal: Transposição do Rio São Francisco)


Hidrografia é uma parte da geografia física que classifica e estuda as águas do planeta.
O objeto de estudo da hidrografia é a água da Terra, abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios. A maior parte da água está concentrada em oceanos e mares – 1 380 000 000 km³ –, correspondendo a 97,3% da reserva hídrica do mundo. As águas continentais possuem um volume total de 38 000 000 km³, valor que representa 2,7% da água do planeta.

O projeto de transposição do rio são Francisco é um tema bastante polêmico, pois engloba a suposta tentativa de solucionar um problema que há muito tempo, afeta as populações do semi-árido brasileiro, a seca; e, ao mesmo tempo, trata-se de um projeto caro orçado atualmente em R$ 6,8 bilhões, que prevê a construção de dois canais que totalizam 700 quilômetros de extensão. Tal projeto, teoricamente, irrigará a região nordeste e semi-árida do Brasil. A polêmica criada por esse projeto tem como base o fato de ser uma obra cara e que abrange somente 5% do território e 0,3% da população do semi-árido brasileiro, e delicado do ponto de vista ambiental, pois irá afetar um dos rios mais importantes do Brasil, tanto pela sua extensão e importância na manutenção da biodiversidade, quanto pela sua utilização em transporte e abastecimento.
 
O rio são Francisco nasce na serra da canastra em Minas Gerais, depois de passar por cinco estados brasileiros e cerca de 2,7 Km de extensão, deságua no oceano atlântico na divisa entre Sergipe e Alagoas.
O projeto de transposição do rio são Francisco surgiu com o argumento de sanar essa deficiência hídrica na região do semi-árido através da transferência de água do rio, para abastecimento de açudes e rios menores na região nordeste, diminuindo a seca no período de estiagem. Mas como tudo na vida o projeto tem vários impactos negativos, que se sobressaem aos impactos positivos.


Alunos: Jonathas Vanderley / Irapuan Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário