O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 é um tratado internacional que tem por objetivo criar uma ortografia unifica, a ser usada por todos os países de língua oficial portuguesa.
Países que assinaram o acordo: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste – que aderiu posteriormente. Promulgado no Brasil pelo Decreto n.6.583, de 29 de setembro de 2008.
Essas mudanças na língua portuguesa afetam menos de 2% do português falado no Brasil. Portanto, não é difícil conhecê-las.
Problema :
As dificuldades das pessoas em aprender a utilizar as novas regras ortográficas
Vantagens e desvantagens do no acordo
VANTAGENS: A medida deve facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre os países que falam Português e ampliar a divulgação do idioma e da literatura portuguesa. Dentre os aspectos positivos apontados pela nova reforma ortográfica, destacam-se ainda:
- redução dos custos de produção e adaptação de livros;
- facilitação na aprendizagem da língua pelos estrangeiros;
- simplificação de algumas regras ortográficas.
DESVANTAGENS: Todos que já possuem interiorizadas as normas gramaticais terão de aprender as novas regras;
- Surgimento de dúvidas;
- Adaptação de documentos e publicações.
A influência das modificações da língua portuguesa na sociedade
Com as mudanças ortográficas muitas empresas tiveram que fazer mudanças, como fazer novas propagandas e mudar catálogos.
Regras:
Mudanças no alfabeto
O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser:
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S TU V W X Y Z
Utilizam-se as letras k, y e w em siglas, símbolos, nomes próprios, palavras estrangeiras e seus derivados. Por exemplo:
· Na escrita de símbolos de unidades de medida: km (quilômetro), kg (quilograma), W (watt);
· Na escrita de palavras e nomes estrangeiros (e seus derivados): show, playboy, playground, kung fu, William, kaiser.
ACENTUAÇÃO:
1 .Trema (¨)
Não se usa mais o trema (¨), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui.
Como era Como fica agüentar aguentar bilíngüe bilíngue cinqüenta cinquenta delinqüente delinquente lingüiça linguiça tranqüilo tranquilo Atenção: o trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas derivadas. Exemplos: Müller, mülleriano.Acentuação gráfica 2.Ditongos abertos (éi, ói) Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas e os monossílabos tônicos terminados em éis eói(s). Exemplos: papéis, herói, heróis, dói (verbo doer), sóis etc. Como era Como fica colméia colmeia geléia geleia heróico heroico idéia ideia jibóia jiboia Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônico quando vierem depois de um ditongo. Como era Como fica Baiúca baiuca bocaiúva bocaiuva cauíla cauila 3. Hiatos Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s). Como era Como fica abençôo abençoo crêem (verbo crer) creem enjôo enjoo lêem (verbo ler) leem perdôo (verbo perdoar) perdoo vêem (verbo ver) veem 4. Acento diferencial Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, péla(s)/pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera.
- Permanece o acento diferencial em pôde/pode. Pôde é a forma do passado do verbo poder (pretérito perfeito do indicativo), na 3ª pessoa do singular. Pode é a forma do presente do indicativo, na 3ª pessoa do singular. Exemplo: Ontem, ele não pôde sair mais cedo, mas hoje ele pode. - Permanecem os acentos que diferenciam singular e plural dos verbos ter e vir, bem como de seus derivados (manter, deter, conter, reter, advir, convir, intervir, etc.). Como era Como fica O garoto tem vários carrinhos. Os garotos têm vários carrinhos. Aquela moça vem de curitiba. Aquelas moças vêm de curitiba. O professor mantém a ordem. Os professores mantêm a ordem. Ele intervém em todas as aulas. Eles intervêm em todas as aulas. Ele detém o poder. Eles detêm o poder. - É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara. Veja este exemplo: Qual é a forma da fôrma do bolo? 5. Uso do hífenContinua com o hífen - Quando o prefixo estiver diante de palavra iniciada por h. Anti-higiênico Extra-humano Semi-herbáceo Sobre-humano Super-homem Mini-hotel - Quando o prefixo termina por consoante e o elemento seguinte começa pela mesma consoante. Hiper-realista Inter-racial, Inter-regional Inter-relação Super-realista Super-resistente - Depois do prefixo sub também se o elemento começar por r. Sub-região Sub-raça - Quando o prefixo terminado em vogal e o segundo elemento da palavra começa pela mesma vogal. Anti-ibérico Anti-inflamatório Anti-inflacionário Arqui-inimigo Micro-ondas, Contra-ataque Micro-orgânico, - Com os prefixos circum e pan antes de palavra iniciada por m, n e vogal. Circum-navegação Pan-americano - Sempre com os prefixos ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró, vice. Além-mar Além-fronteiras Ex-marido Ex-prefeito Pós-graduação, Pré-vestibular Pré-história Pró-desarmamento Recém-nascido Sem-terra Vice-almirante - Com sufixos de origem tupi-guarani. Amoré-guaçu Anajá-mirim Capim-açu - Para unir palavras combinadas ocasionalmente, formando encadeamentos vocabulares. eixo rio-são Paulo ponte rio-Niterói - Em palavras cujos elementos mantém acento próprio. ano-luz azul-escuro médico-cirurgião conta-gotas guarda-chuva segunda-feira, tenente-coronel - Em palavras que designam espécies botânicas e zoológicas couve-flor bem-me-quer erva-do-chá, cobra-d’água - Em topônimos iniciados por adjetivos grã e grão, por forma verbal ou cujos elementos sejam ligados por artigo. Grã-Bretanha Grão-Pará Passa-Quatro Baía de Todos-os-Santos 2. Sem o hífen - Depois dos prefixos des- e in- em que o segundo elemento perdeu o h inicial. Desumano Desumidificar Inábil Inumano - Entre o prefixo que termina em vogal e o elemento que começa com s ou r, duplicando-se essas consoantes. Antirreligioso Antissemita Contrarregra Infrassom Microssistema Ultrarromântico, ultrassonografia, - Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de r ou s. Autopeça Geopolítica Autoproteção Semideus, Microcomputador Semicírculo - Quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento. Antiaéreo Socioeconômico Autoafirmação Autoaprendizagem, Autoescola Contraindicação Extraescolar, Extraoficial, Infraestrutura Semiaberto Obs.: o prefixo co aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por o. Coobrigação Coordenação Cooperação - Quando o prefixo termina em consoante e o segundo elemento começa por vogal ou consoante diferente. Hiperacidez Hiperativo Superamigo Superexigente Superinteressante, Superproteção Intermunicipal Hipermercado - Em palavras que perderam, de certa forma, a noção de composição. Mandachuva Paraquedas Pontapé Girassol - Em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais. Cão de guarda Fim de semana Café com leite Pão de mel, sala de jantar, cartão de visita, Cor de vinho, à vontade, abaixo de, acerca de Exceções consagradas pelo uso: água-de-colônia, arco-da-velha cor-de-rosa mais-que-perfeito, pé-de-meia ao-deus-dará, à queima-roupa. |
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Alunos: Mirela Luíza / Phelype Ewerton
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